Quando pensamos em viajar por Minas Gerais logo nos lembramos das casinhas feitas em barro e pau a pique, bem coloridas e com as típicas janelas de madeira que são ícones da arquitetura em nosso estado.
Mas em cada cidade que visitamos as histórias são diferentes e cheias de encantos e formas que só quem já foi até lá pode descrever.
Assim é Sabará, um recanto mineiro bem pertinho de Belo Horizonte. Por sua proximidade à capital mineira, a cidade conserva as belezas arquitetônicas interioranas, mas também é um lugar cheio de urbanidade no dia a dia corrido de seus moradores.
Sabará, que em 1707 foi fundada como freguesia e apenas em 1838 foi reconhecida como cidade, possui alguns trechos históricos preservados, especialmente em seu centro.
Na Rua Pedro II, antiga Rua Direita, encontram-se alguns casarões do século XIX e se destaca o Solar do Padre Correa ou de Jacinto Dias construído em 1773. O casarão possui escadarias de madeira de jacarandá, talhadas na terceira fase do Barroco Mineiro, e hoje funciona como a prefeitura da cidade. Ele é famoso, pois foi ali que se hospedaram figuras ilustres como dom Pedro I e dom Pedro II.
Outra atração fundamental para quem vai visitar a cidade são as igrejas. Sabará possui um dos mais notáveis acervos de igrejas setecentistas de Minas, inclusive a belíssima capela de Nossa Senhora do Ó, de 1717.
A bela capelinha é referência do barroco mineiro. Sua arquitetura, de influência chinesa, encanta a todos que visitam a cidade. Outra curiosidade interessante é o nome da igreja, que é uma homenagem às ladainhas de Nossa Senhora, que sempre começam com o Ó e seguem com algum louvor ou agradecimento. Quem nunca ficou curioso para saber a origem desse nome, não é mesmo? rsrs
E quem é que fala na cidade e não se lembra do maravilhoso Festival da Jabuticaba?
Essa frutinha deliciosa enche de gula qualquer olho que a veja! É o sabor típico da cidade que é conhecida nacionalmente como a “Terra da Jabuticaba”.
A festa acontece sempre em novembro ou dezembro e é esperada o ano inteiro. Além de todas as delícias produzidas com a Jabuticaba, o festival recebe várias atrações e shows que animam o clima interiorano da cidade.
O festival se tornou tradição e em 2007, foi registrado como Patrimônio Imaterial do município.
Mas você não precisa esperar até o festival para conhecer as belezas e delícias da cidade, a hora de passear por Minas é agora. Realizamos o passeio por sabará, com saída de Belo Horizonte (todas as quartas e domingos). Então venha com a gente e nós te ajudaremos a viver essa e muitas outras experiências por nosso estado.